Toda vez que ouvimos aquela frase da música da Banda Lagum “Minha musa do inverno não curte passar aquela marca de protetor que não deve ser nomeada, não” dá vontade de chorar.
A estação mais fria do ano traz, além da baixa temperatura, a redução da umidade do ar. O que faz com que ocorra a perda de água em nosso corpo, deixando a pele ressecada e muito mais sensível. O rosto fica totalmente exposto, já que cobrimos o resto do corpo para se proteger do frio. E, por isso, cuidados com a pele no inverno são indispensáveis.
Antes de montar uma rotina de skincare específica para o seu tipo de pele e adaptar alguns produtos para serem usados durante os dias mais frios, precisamos falar sobre algumas coisinhas importantes e que podem fazer toda a diferença.
Bora se cuidar direito, musa do inverno! Vem aqui que temos dicas maravilhosas.
1. Hidratar a pele
Todo mundo sabe que temos que manter a pele do rosto e do corpo hidratada o ano inteiro, sem exceção. Ressecamento, irritabilidade e até mesmo o aparecimento de alergias é super comum nessa época do ano por conta do frio e do vento.
Para escolher o produto ideal, o seu tipo de pele deve ser levado em consideração, se ela é oleosa, mista ou seca.
PELE OLEOSA: produto com textura leve como gel, sérum e loções oil-free (não oleosa).
/
PELE MISTA: produto com textura como gel-creme, aqua gel e loções oil-free (não oleosa).
/
PELE SECA: produto com textura densa como cremes com óleos.
/
2. Usar protetor solar
Sim, você precisa usar protetor solar mesmo sem ter um sol brilhando no céu.
A incidência solar está enfraquecida, mas a radiação UVA e UVB está ativa em todas as épocas do ano. Proteger a sua pele dos danos é fundamental para desacelerar o envelhecimento precoce da pele, evitar o aparecimento de manchas e doenças cutâneas.
O fator de proteção deve ser de, pelo menos, FPS 30. Já a aplicação, deve ser feita no rosto, no pescoço e até mesmo nas orelhas.
3. Esfoliar e hidratar os lábios
Os lábios merecem uma atenção especial no inverno ????
Nada de arrancar a pele ressecada e machucar a região sem necessidade, faça esfoliação para remover as células mortas e contribuir com a renovação celular natural da pele.
Ao escolher produtos como protetores labiais ou lip balms, escolha produtos com componentes hidratantes e reparadores.
4. Evitar banhos com água quente
A água quente remove a oleosidade natural da pele, deixando ela mais ressecada e com um aspecto menos vivo, com o aparecimento de extremidades esbranquiçadas e descamação da pele.
Mas como nem tudo segue uma receita certa, principalmente quando falamos sobre o nosso corpo, o contrário também pode acontecer. A água quente e o vapor também são capazes de incentivar uma produção intensa de óleos naturais, trazendo para a pele aquele aspecto brilhante (e não de um jeito bom).
Por isso, lembre-se: água quente só no chá e no café ????
5. Beber água
Quando dizem por aí que temos que tratar tudo de dentro para fora, é verdade. Beber água ajuda a preservar a umidade da pele para mantê-la sempre hidratada, macia e com a elasticidade em dia.
Let it go, ressecamento! ????
6. Manter uma alimentação equilibrada
Só de falar no inverno já pensamos em chocolates, queijos, doces e outros alimentos gordurosos, que sabemos que não fazem bem para a nossa pele se consumirmos em excesso. Equilíbrio é TUDO e sua alimentação merece atenção.
Viu só? Dicas importantes para deixar a sua pele mais saudável, tudo simples e sem complicação ????
O cuidado com a pele deve ser diário e mudar uma coisa ou outra de estação para estação por conta de questões climáticas que podem influenciar, mas também tem que ser prazeroso e natural para quem faz.
Um comentário